FOTOGRAFANDO EM CASA: SOFTBOX CASEIRA

fotografando em casa - boteco da monroe

E aí galera, cês tão bem? Espero que sim!

Faz tempo que eu não falo sobre fotografia e não dou umas dicas maneiras para quem gosta de fotografar em casa (ou gravar vídeos). A dica de hoje é bem simples, BARATA e vai ajudar muito vocês, principalmente as meninas e meninos que gravam vídeos no horário da noite.

Todo mundo sabe, não é novidade pra ninguém, que uma boa iluminação ajuda e muito na hora de fotografar ou gravar e é por esse motivo que muitas pessoas, que não tem estúdio em casa, optam por gravar vídeos ou fotografar somente de dia – meu horário favorito é sempre a tarde -, porque a luz natural é tudo, né minha gente? Mas as vezes não temos tempo de gravar e fotografar nesses horários e convenhamos que o abajur e a luminária não ajudam muito quando precisamos de iluminação, acaba deixando tudo ruim e por motivos óbvios:

  1. Ilumina somente um lado do rosto;
  2. Iluminação muito direto no olho e cansa a vista.

Nem todo mundo tem verba para comprar materiais profissionais ou também não tem espaço em casa, pode ser muitos os motivos e acaba desistindo de fazer as coisas por causa disso, mas não desiste não, sempre tem um jeito mais barato e que da o mesmo resultado dos materiais profissionais e você não precisa investir uma fortuna neles.

O QUE SÃO AS SOFTBOX?

É um tipo de dispositivo fotográfico de iluminação utilizado para se obter uma luz suave.

Mas Loow, eu não posso fotografar com a luz do meu quarto?” É claro que pode, mas ela não vai ser o suficiente, alguma coisa sempre vai ficar escura demais ou clara de mais e nós não queremos meio termo, sem contar que fotos com pouca iluminação fica cheia de ruídos, por que todo sensor sofre de ruído, parte por interferência elétrica e térmica. Sabe quando você tenta filmar com seu celular no escuro e a imagem fica cheia de pontinhos e mal dá para enxergar a imagem de verdade? Isso é um caso típico de ruído. Nós queremos qualidade!

A principal razão para usarmos o softbox é por que ele é uma fonte grande de luz e fontes grandes de luz geram sombras difusas que por sua vez suavizam detalhes ou defeitos dos nossos rostos.

softbox - boteco da monroe

Existem quatro tipos de softbox, mas não vou falar de todos eles que é pra não deixar esse post muito grande, mas caso você queira conhecer os modelos, até para saber mais na hora de comprar, você pode CLICAR AQUI e ler o post sobre o assunto.

É muito fácil de fazer o seu softbox caseiro e super rapidinho também. Da uma olhada no que vocês vão precisar!

MATERIAIS NECESSÁRIOS

  • Papelão
  • Cola Branca
  • CARTOLINA PRETA
  • TESOURA
  • PAPEL ALUMÍNIO OU PAPEL DE PRESENTE PRATA
  • FICA ISOLANTE PRETA
  • FICA LARGA (aconselho vocês usarem uma fita silver tape. Clica aqui!)
  • TNT Branco ou papel manteira
  • LAMPADA FRIA (mas pode usar coloridas, caso você queira fazer fotos diferentes)

Como eu sou péssima no quesito “explicar em post”, separei, na minha opinião, o melhor vídeo sobre o assunto e garanto que ele vai ajudar vocês na hora de montar a sua softbox caseira. Confira!

Caso você não queira comprar todos os matérias e prefere uma opção mais simples, no vídeo de baixa você aprende como criar uma iluminação mais básica, usando caixa de sapato e sua luminária.

OBS: Sempre crie duas softbox para usar uma de cada lado do rosto!

Agora você pode gravar e fotografar de noite e utilizando uma iluminação com mais qualidade e super em conta, sem precisar gastar um absurdo.

E aí, vocês curtiram a dica? Me conta aí nos comentários o que vocês acharam e se essa dica vai ajudar vocês também!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s