Vida de Designer: Design Gráfico (Parte 2)

SONY DSC
FONTE DA IMAGEM – PIXELS

Oi pessoal, tudo bem? Espero que sim! – Pra quem não leu a primeira parte da categoria VIDA DE DESIGNER: DESIGN GRÁFICO, clique AQUI! Para o primeiro post não ficar mega grande, dividimos ele em duas partes, onde a segunda vou terminar de responder algumas perguntas para tirar as duvidas de vocês e dar algumas dicas para quem pretende cursar ou conhecer mais sobre a profissão Design Gráfico.

Então vamos continuar com as perguntas e respostas?

O QUE É UM WEB DESIGNER? Web Designer é um designer gráfico que desenvolve web sites. Não só a parte gráfica, mas como um site funciona e como o usuário final vai utilizar o site. Ou seja, isso inclui desenvolvimento em HTML e CSS, duas linguagens essenciais para qualquer web designer.

O QUE UM WEB DESIGNER PRECISA SABER? Tudo que um designer sabe. Especialmente sobre acessibilidade, usabilidade, tipografia na web, diagramação, edição de imagens, padrões web, etiqueta web, etc…

O QUE É UM DESENVOLVEDOR WEB? O desenvolvedor web é o cara que desenvolve toda programação de um site. Ele faz o que o web designer fez, funcionar.

O QUE É DESENHO INDUSTRIAL/DESENHISTA INDUSTRIAL? É a mesma coisa que o design, mas com o nome mais brasileiro. No desenho industrial há as áreas de programação visual e e projeto de produto, que são respectivamente “design gráfico” e “design de produto”.

O QUE É LOGO, LOGOTIPO, LOGOMARCA E MARCA? 

Logo: Representa a Empresa

Logotipo: É o nome da empresa utilizando uma forma tipográfica (escrita).

Logomarca: Na teoria não existe: se a marca é o que identifica a empresa, e logo é a representação da empresa que por sua vez é o que identifica ela, ambos são a mesma coisa.

Marca: É a percepção do usuário da identidade da empresa.

O QUE É IDENTIDADE VISUAL? 

O que significa “Identidade Visual”? Identidade Visual é o conjunto de elementos gráficos (letras, cores, símbolos e formas) que, utilizados regularmente e de forma planejada, faz com que o consumidor/usuário reconheça sua empresa/produto.

Identidade Visual não significa que todos seus materiais devam ser iguais: significa que deve haver uma unidade (por mais diversos que os mesmos sejam) entre eles. Assim, materiais institucionais (destinados a formar opinião; que falam da empresa como um todo, sem focar em pontos/produtos específicos) podem ser mais sóbrios, ao passo que materiais promocionais (destinados à venda em si) podem ser mais agressivos.

SER FREELANCER OU TER EMPREGO FIXO? Eu particularmente prefiro ser freelancer (profissional autônomo). O bom de ser freelancer é que você não gasta dinheiro com impostos, você define seu próprio salário, não precisa responder a ninguém exceto ao cliente, têm horários flexíveis, etc. Mas tem o lado negativo em ser freela, você não tem carteira assinada, não pode ser aposentar, não têm renda comprovada e pode passar por um período de “seca”: aquele mês onde você não consegue nenhum cliente novo. O jeito, é testar ambos e ver qual que lhe cai melhor!

EXISTE FACULDADE DE WEB DESIGN? Sim, existem faculdades de desenvolvimento web e design para web em algumas universidades. Também existem cursos técnicos em web design, que geralmente engloba alguns princípios básicos do design, web design e um programação HTML. Nunca fiz nenhum curso ou cursei alguma faculdade citada, mas muitas pessoas aconselham a fazer uma faculdade de design gráfico e depois fazer um curso de programação HTML para saber como montar um site.

COMO POSSO CONSEGUIR TRABALHO? Crie um portfólio: seja online ou seja impresso. Se você nunca fez nenhum serviço real, inclua trabalhos acadêmicos. Inclua sempre apenas aquilo que você gostou do que fez, esqueça os seus trabalhos “medianos” e “ruins”. Depois utilize o Google para procurar por “escritório de design” ou ”Freelas Design”. Em seguida, é só enviar o endereço do seu portfólio online ou enviar o seu portfólio (e currículo) via correio ou e.mail (ou deixar lá pessoalmente) e esperar pela resposta. Seja criativo, procure por inspirações (Pinterest) e crie um currículo legal, diferenciado e que chame atenção da empresa. – Se você tiver trabalhos e prefere criar um portfólio, abaixo tem uma dica de site pra vocês!

CRIA SEU PORTFÓLIO ONLINE AQUI

ONDE POSSO APRENDER SOBRE COREL DRAWN, ILLUSTRATOR, PHOTOSHOP,INDESIGN, ETC…? Se você tem uma necessidade gigantesca de aprender determinada coisa, não espere que alguém te ensine: corra atrás. O Google existe por um bom motivo, use-o! Existem milhões de sites na net que ensinam desde o básico ao mais avançado destes softwares.

ONDE EU FAÇO O DOWNLOAD DO COREL DRAWN, ILLUSTRATOR, PHOTOSHOP, InDESIGN, ETC…? Você pode acessar o site oficial do Photoshop, Corel, InDesign ou Illustrator e fazer o download das versões de teste dos programas. Estas versões funcionam por 30 dias e depois requerem que você compre o produto original. Existem alternativas gratuitas para estes programas, como o Gimp ou o Inkscape. Não forneço versões crackeadas ou keys para os programas pagos, não insista!!!

ONDE POSSO BAIXAR UM TUTORIAL COMPLETO SOBRE WEB DESIGN E DESIGN GRÁFICO? Não existe um tutorial ensinando ‘Como ser Designer‘, vocês podem encontrar tutoriais de como usar programas como P.S, Corel Drawn, etc…mas um tutorial ensinando como ser designer, não. Mas você pode optar por aprender online. Claro que a grande maioria dos cursos (os decentes) são pagos, mas vale apena. Abaixo tem uma dica de curso, mas vocês aprendem o básico. O curso é barato e vale muito apena!

CURSO DE DESIGN GRÁFICO

O QUE É ”DESIGNER” E O QUE É ”DESIGN”? 

Designer: É o profissional

Design: É profissão

cats

Abaixo vou deixar algumas dicas de blogs que eu costumo visitar SEMPRE e que na minha opinião, todo designer deve conhecer e fazer uma visitinha. 😀

♥ DESIGN ZERO UM

♥ BOTECO DESIGN

♥ CHOCO LA DESIGN

♥ CUTEDROP

♥ BLOG ORANGE DESIGN

♥ DE VOLTA AO RETRÔ

Pessoal, quero lembrar a vocês que eu curso DESIGN DE JOGOS, não sou formada em DESIGN GRÁFICO. Trabalho como Designer, pois tenho vasto conhecimento na área, fiz cursos, que por mais simples e básicos que sejam, me ajudaram e muito, estudei SIM para poder exercer essa profissão e me considerar designer. Pretendo cursar faculdade de designer logo que terminar jogos e mais pra frente (se der tempo), cursar design de interiores (se que a nossa leitora Ursula (BELEZA CALCULADA)cursa. Estou ligada nas suas fotos do Insta, gata :D).

Já falei sobre Design de Jogos aqui no blog, mas pretendo criar uma categoria apenas para falar sobre a faculdade, mas em breve vamos falar novamente sobre essa área e responder as duvidas de vocês.

Bom pessoal, por hoje é só. Espero que vocês tenham gostado dessa nova categoria do blog e se vocês tiverem duvidas, dicas e assuntos, manda pra gente (contato_botecodamonroe@hotmail.com) ou deixem nos comentários. As respostas não foram claras? Ainda ficou com dúvidas? Pergunta que a gente responde! ❤

VOCÊ ESTA COM SORTE. CLIQUE AQUI!

Clique no ‘clique aqui’ e baixe o template free de mil curtidas do blog. Espero que gostem!

 

 

 

Anúncios

5 comentários sobre “Vida de Designer: Design Gráfico (Parte 2)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s