Vida de Designer: Design Gráfico

SONY DSC
FONTE DA IMAGEM – PIXELS

Vida de Designer é a nova categoria do Boteco, vamos dividir com vocês como é a vida de um designer, mas não vamos falar apenas sobre a profissão Design Gráfico, vamos falar sobre todas as áreas e explicar como cada uma delas funciona. Hoje vamos falar sobre Design Gráfico, que por mais divertida que seja a profissão (na minha opinião), tem lá suas dores de cabeça!

FONTE DA IMAGEM – DESIGN ZERO UM

Separei as perguntas mais frequentes para um designer e para responder as perguntas frequentes, convidei a Isadora Zemgeski, que é um grande amiga e vocês já conhecem ela, ela foi parceira do blog e colaboradora. A Isa trabalha como design gráfico e com publicidade em geral. PERGUNTAS FREQUENTES DESIGN

  1. O que é design gráfico?
  2. O que faz um design gráfico?
  3. Design precisa saber desenhar?
  4. QUANTO UM DESIGN GANHA?
  5. Vale apena fazer faculdade de design?
  6. Como faço para ganhar muito dinheiro?

1.O que é design gráfico? Objetivamente, Design Gráfico é comunicar através de elementos visuais textuais e não textuais, geralmente, por meios impressos e digitais. É a transmissão de ideias, mensagens e, muitas vezes, valores através de composições que envolvem símbolos, letras, cores, imagens etc. 2.O que faz um designer gráfico? Depende muito em qual o ramo esse profissional irá trabalhar. O designer gráfico pode trabalhar somente com design de embalagens de produtos, por exemplo, ou com design editorial, que envolve diagramação de conteúdo, ou ainda com criação publicitária. No meu caso, especificamente, já trabalhei em agências de publicidade em que eu era responsável pelo material gráfico de várias empresas; e, no momento, trabalho numa house, que é uma agência interna de uma única empresa, sendo responsável por toda a comunicação gráfica exclusivamente dessa empresa. Isso significa que faço as composições gráficas para anúncios em revistas, jornais e outdoors, bem como materiais de circulação interna, como informativos, cartazes e flyers. 3.Quanto um designer ganha? Depende muito e de muitas coisas. Depende da região do país, do porte da empresa, se é em agência ou se é em house, se a empresa é filiada ao sindicato, se é freela, se é designer de produto ou de publicidade… Enfim, os fatores são inúmeros. Mas a verdade é que, a menos que se trabalhe em um grande centro e/ou em uma grande empresa, não se consegue ficar rico com design gráfico, especialmente no Brasil. O salário inicial fica em torno de humildes R$1.000,00 4.Vale apena fazer faculdade de design? Se o objetivo é ser designer, com certeza vale a pena. A verdade é que uma formação é sempre importante e é sempre uma base, um suporte. Eu sou formada em Marketing, com curso profissionalizante de Design e Editoração Gráfica, mas a maior parte de tudo o que aprendi foi direto no mercado de trabalho, sendo que estou na área desde 2012. Quero muito ainda fazer uma pós-graduação em Direção de Arte. A área do design, assim como toda área ligada à comunicação é muito volátil. É preciso estar sempre estudando e se informando e uma vivência acadêmica só tem a acrescentar. Essas foram as perguntas e respostas da Isa. Abaixo, vou responder algumas perguntas também. Confira! QUANDO VOCÊ COMEÇOU A GOSTAR DE DESIGN? Essa é uma pergunta bem frequente quando eu falo sobre a minha profissão. Bom, acho que desde sempre, mas antes eu achava que era apenas um passatempo o fato de gostar de ‘criar coisas’, mas com o tempo fui descobrindo que era muito mais do que coisa do momento. Sou muito criativa, confesso, gosto de estar sempre criando algo, seja em fotografia, games, desenhando, etc… estou sempre na ativa. Não gosto de seguir os padrões, tanto que, sempre que fecho com um cliente, deixo claro que gosto de inovar. Não sou de criar algo encima de um padrão, até aceito exemplos, mas crio de acordo com o que eu sinto.

O QUE UM DESIGNER GRÁFICO PRECISA SABER? Um designer gráfico aprende um pouco sobre tudo: desenho em papel, diagramação, tipografia, estética, semiótica, história, teoria da cor, teoria da forma, teorias de criação, marketing, publicidade, representação, percepção, criatividade, beleza, pintura, técnicas de impressão, comunicação, cores especiais, HTML e CSS, edição de imagens, como aplicar questionários, como entender estatísticas, técnicas de brainstorming, funcionamento de softwares para design,representação técnica, conceituação, arte, corte, vinco, tipos de papéis, acessibilidade, usabilidade e o mais importante: precisa saber enxergar o mundo com a mente aberta.
O DESIGNER PRECISA SABER DESENHAR? Não precisa ser um Leonardo Da Vinci, mas noções básicas de desenho são importantes. Caso você não tenha noção nenhuma, sugiro que faça um curso. – Eu não fiz curso de desenho, meio que nasci com sabendo e ainda não descobri como HAHAHAHA.
PRECISO SABER COMO MANIPULAR SOFTWARE? A meu haver sim! No entanto se você não sabe mexer, muitas universidades já incluem as noções básicas de Photoshop, InDesign, Corel, Illustrator, etc em seus currículos. Mas se você não pretende fazer faculdade de design, mas gostaria de aprender sobre a área, existem diversos cursos online e tutoriais ensinando como usar o Photshop, Corel, Illustrator, etc…

Para o post não ficar mega grande, separamos ele em duas partes. Na segunda parte continuo respondendo as perguntas e dando mais algumas dicas para quem pretende cursar ou conhecer mais sobre a área.

SEGUNDA PARTE!

Anúncios

3 comentários sobre “Vida de Designer: Design Gráfico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s