Célula viva é criada através de DNA “alienígena”

dna humano

E ai galera, tudo bem?

Então, eu tava “surfando na net” e vi algumas notícias sobre DNA não humano e, como um admirador de tudo que tem a ver com ciência e biologia, fui atrás de fontes para saber do que se tratava.

Depois de alguns anos de pesquisa, cientistas conseguiram criar um DNA com dois componentes não-naturais. O avanço nos aproxima de sintetizar células que podem produzir remédios sob demanda. Ele ainda abre a porta para um futuro no qual poderíamos criar vida diferente de tudo que conhecemos até agora no planeta.

“O que temos agora é uma célula viva que literalmente armazena mais informação genética”, explica Floyd Romesberg, que liderou o estudo durante a última década e meia. Também vale a pena destacar que eles também convenceram a vida natural a viver em harmonia com material genético sintético, o que é incrível. Afinal de contas, nós já criamos DNA sintético antes, mas este é um novo tipo de DNA ciborgue, e é potencialmente muito mais poderoso.

Esse DNA ciborgue carrega duas subunidades não-naturais, expandindo o alfabeto genético já conhecido – representado pelas letras A, T, C e G, as subunidades naturais existentes em todos os tipos de vida na Terra.

Agora sabemos que o modelo tradicional de DNA com quatro letras não é a única forma de criar vida. Alguns chegam a pensar que é possível criar um organismo feito apenas de nucleotídeos não-naturais. Eles são pouco semelhantes aos quatro naturais, de acordo com Steven Benner, um pioneiro nesse tipo de pesquisa na década de 1980.

Isso é sensacional por si só, mas a biologia sintética pode ir além, podendo até nos levar à cura para o câncer. Isso se nós não criarmos acidentalmente um novo tipo de câncer. (Nature)

Pensa no que pode ser criado depois de vários anos fazendo a mesma coisa, não consigo nem imaginar no que poderiam criar. *-*

Galera, por hoje é isso, fiquem ai pensando no que veremos num futuro não tão distante.

Até a próxima. =D

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s