Tutorial: Como usar Actions

large (31) cópia

Lembra que eu comentei sobre as actions no post anterior? Então, agora eu vou explicar um pouco o que são as actions, para que elas servem, onde baixar e como usa-las. Sabe aqueles efeitos super bacanas que a gente vê nas fotos do Flick, Tumblr, We Heart It e outros sites do fotografia? Então, alguns, se não muito deles são feitos com as famosas actions.

O QUE SÃO ACTIONS, PARA QUE SERVEM? Actions são ações gravadas, que ao importar para o photoshop se aplicam a uma imagem. Por exemplo, imagina que você é um fotografo e você bateu 150 fotos e você precisa editar essa sessão de fotos com efeitos padronizados para cada uma delas. Ao invés de ficar editando imagem por imagem, você grava (cria uma action) com as edições padrões que você iria usar em todas as fotos e depois só irá abrir as suas imagens no Photoshop e aplicar as actions nas imagens. Legal, né?

ONDE ENCONTRAR ACTIONS? Eu recomendo o site DeviantART, lá vocês encontram uma coleção de actions gratuitas que são disponibilizadas pelos próprios internautas e usuários do site. Além do DeviantArt, no próprio Google vocês encontram vários links com endereços de sites, blogs e páginas de redes sociais que divulgam actions para o photoshop.

Agora que vocês já sabem o que são actions e onde encontra-las, vamos aprender como usa-las no photoshop, que convenhamos, não é nada difícil.

COMO INSTALAR: Primeiramente vocês vão baixar e descompactar (se o mesmo estiver compactado) o arquivo que contém as actions. Não sabe como descompactar? Simples! Eu recomendo vocês usarem o programa WinRAR , basta clicar com o botão direito no arquivo e ir em Extrair Aqui.

As actions (formato .atn) vão aparecer  ali mesmo na pasta onde você acabou de descompactar,ou dentro de outra que também saiu dos arquivos que vocês descompactaram,geralmente elas vem acompanhadas de imagens de antes/depois e outras coisas, mas isso você ignora.

Abra o photoshop e procure no menu superior a opção Janela > Ações (Window > Actions em inglês), ou Alt + F9, se preferir. Vai abrir uma janela como a da imagem abaixo.

Sem título

COMO USAR: Abra a foto que você deseja editar. Na aba de actions estarão listadas todas as actions que você arrastou para o programa. Para usa-las é bem simples, abaixo tem print que mostra como você deve fazer.

Sem título

ac

É super fácil, né? Falei pra vocês que não era nem um bichinho de sete cabeças. Abaixo tem algumas actions que eu abaixei e são as minhas preferidas.

soft sweet

Action 01, 02, 03 e 04

E ai, curtiram? Espero que sim!

Qualquer duvida é só comentar e se vocês tiverem dicas para novos tutoriais, eu aceito sugestões.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s